Curvas planas são moleza em baixa velocidade, mas
elas podem te jogar fora quando você vem no sarrafo. Siga esse guia para
contornar essas curvas e logo você estará embaçando os outros pilotos com a sua
poeira.
Defina sua velocidade e
trajeto
Aproxime-se da curva com os pedais e o corpo em uma
posição neutra sobre a bike. Freie antes da curva para definir sua velocidade e
fazer a curva mais aberta o possível, para tornar a curva mais fácil o
possível.
Solte os freios e se incline
Quanto mais fechada a curva, mais você precisa se
inclinar. Quanto mais rápido você a faz, mais precisa se inclinar.
Deixe o pé que está para o lado de fora da curva
para baixo e use o braço que está do lado de dentro da curva para empurrar a
bike para baixo.
Não use os freios durante a curva – eles afetam sua
aderência e ângulo de inclinação. A não ser por emergência, é claro.
Evite se inclinar do mesmo jeito que a bike, reto,
sem se deslocar. Isso faria você ir para o chão muito mais rápido caso perca a
aderência.
Mantenha sua posição
pelo trajeto
Se você definiu sua velocidade adequadamente e se
inclinou o suficiente para fazer a curva, basta ter confiança para fazer a
volta toda se mantendo assim.
Lembretes
Se abaixe
Abaixe seu peito em direção ao guidão e mantenha
seus cotovelos altos. Dobrar os braços lhe dá espaço para endireitar o seu
braço do lado de dentro e inclinar mais a bike.
Pé de fora para baixo
Coloque o pé que estiver para o lado de fora da
curva para baixo, abrindo mais espaço entre as pernas, permitindo que você
incline mais a bike. Mantenha seu corpo mais vertical o possível. Coloque o
máximo de peso possível para baixo através do pedal do lado de fora também.
Incline sua bike
Foque na inclinação da bike abaixo de você. Você
precisa inclinar a bike para poder usar os cravos da borda do pneu, enquanto
mantém seu corpo ereto para poder aplicar força para baixo e aumentar a tração.
Cabeça erguida
Manter a cabeça erguida vai ajudar a manter o
equilíbrio na curva e ainda ajuda a manter o corpo ereto em vez de se inclinar
da mesma forma que a bike.
Este artigo foi originalmente publicado na revista
Mountain Bike UK.
Curvas planas são moleza em baixa velocidade, mas
elas podem te jogar fora quando você vem no sarrafo. Siga esse guia para
contornar essas curvas e logo você estará embaçando os outros pilotos com a sua
poeira.
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